Ver outros artigos K

3 Ideias Simples

Nem sempre soluções para os problemas do dia-a-dia das empresas passam por projetos de centenas ou milhares de euros. Boa parte das vezes um input de simplicidade e criatividade é o suficiente para resolver grandes questões.

O nosso quadro das tarefas

Conheça 3 ideias simples, de custo (praticamente) zero, para resolver alguns problemas nas empresas.

Bola de praia (Jogo)

Nem sempre temos, nos quadros das nossas empresas, pessoas ativamente participantes em novas ideias ou projetos. Quando alguém lhes pede diretamente uma opinião o resultado é, por vezes, o inverso: contração, silêncio, e um distanciamento cada vez maior, pois vêem, nessa abordagem, uma ameaça, uma exposição que não querem para si.

O Jogo da bola de praia consiste em, dado um tópico de discussão, formar uma roda com a equipa, e sempre que a bola for passada para essa pessoa, era poderá participar, ou passar a bola a outro membro.

Embora simples, este exercício retira a pressão do apontar, ou de exigir uma resposta sobre um determinado assunto, e ajuda a que, mesmo os mais tímidos, fiquem com curiosidade em experimentar e, claro, poderemos utilizar uma bola de praia, ou qualquer outra coisa (só aconselhamos que não seja algo que ponha em causa a integridade física da mobília do escritório! :-) ).

Quadro de tarefas

Tarefa para isto, tarefa para aquilo, telefonema aqui, email acolá. Por vezes, é difícil acompanhar os ritmos das tarefas que temos em mãos.

Vamos ao bricolage?

  • 3 folhas de K-Line;
  • Fita cola dupla face;
  • 2m de Fio de Nilon;
  • Post’ its e Pioneses - Q.B.

Disponha as folhas de K-Line e prenda-as na parede com Fita cola de dupla face. Usando o fio de Nilon, divida o quadro em três colunas: “Para fazer”, “Em progresso”, “Feito”.

Tem uma nova tarefa? Agarre um post-it, escreva resumidamente a tarefa, e cole no quadro. A tarefa mudou de estado? Mude-o de uma coluna para outra.

Simples, e bem mais interessante que um… “esqueci-me!”. :)

Partilha de Documentos Online

Fomos fazer uma venda, mas deixámos o documento no escritório. Tinhamos a apresentação na pen, mas ela não funcionou no computador de destino?
São muitas as situações onde dava jeito ter um veículo supersónico para irmos buscar o que não temos.
Como estamos a falar de soluções económicas, não iremos apresentar as nossas ideias para carros supersónicos ;), mas existem, imensos serviços para partilharmos a nossa comunicação empresarial, colocando essa informação em servidores remotos, online.

Eis dois que utilizamos na Nuvem K:

Gratuitos e dão um jeitão. Só não aconselhamos a guardar dados sensíveis da sua empresa na Cloud. Tudo o mais? Força!

O que acham? Implementam, na vossa empresa, ou no vosso dia a dia, algumas ideias criativas para solucionar problemas comuns? Partilhem connosco!